Anúncio do Aprova Digital é celebrado pelo Sindilojas de Itajaí

A implantação de uma ferramenta para agilizar a abertura de empresas na cidade de Itajaí era uma reivindicação antiga das entidades representativas de classe, entre elas o Sindilojas. Depois de vários pedidos e reuniões, o governo municipal anunciou que, a partir desta sexta-feira (08), começa a funcionar o Aprova Digital, uma ferramenta onde os pedidos serão realizados de forma digital.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, a partir desta data o cidadão passa a realizar todo o processo de modo remoto, inclusive a solicitação para a inscrição Municipal e a Licença de Alvará que também serão emitidas de forma eletrônica.
No segundo semestre do ano passado líderes de entidades participaram de uma reunião para debater o problema e destacaram a morosidade do processo que em outras cidades da região acontecia de forma mais rápida e ágil. Na época foi realizado um levantamento e o tempo de abertura de uma empresa em Balneário Camboriú, por exemplo, acontecia em 3 dias. Em Itajaí, o mesmo processo demorava 60 dias.
“A implantação de um sistema mais rápido é uma excelente notícia e vai trazer, com certeza, grandes resultados para a nossa cidade. Era inadmissível um município com o porte de Itajaí, com toda a capacidade de absorver empresas e gerar ainda mais renda e empregos, oferecer um prazo tão longo para os empresários e investidores. Acredito que esta morosidade da época fez muitas empresas optarem por abrir as portas em outros municípios, mas agora o nosso desejo é que o sistema atenda a necessidade dos empresários e que esta agilidade impacte no crescimento da nossa Itajaí”, destacou o presidente do Sindilojas, Bento Ferrari.
Liberação será automática
Com a mudança para o sistema Aprova Digital, a Prefeitura de Itajaí informa que não vai mais analisar as viabilidades de aberturas de empresas da Junta Comercial de Santa Catarina (REGIN), que passará a ter a liberação automática. Para cumprir a etapa da JUCESC, o requerente deverá: consultar a viabilidade online, no sistema Aprova Digital; confirmar o endereço; ver a possibilidade da abertura da empresa, no local pretendido, de acordo com a Lei de Zoneamento e analisar o grau de risco. O preenchimento e envio de todas as informações e documentos eletrônicos necessários a esses atos, serão de responsabilidade do próprio requerente.
Crédito Foto: Prefeitura Itajaí