Na busca de soluções para o enfrentamento do estado de calamidade decorrente do Coronavírus (COVID-19), ontem, dia 22 de março, foi publicada a Medida Provisória nº 927 que trata das alternativas trabalhistas para o momento em que as empresas vivem, tendo em vista a suspensão de diversas atividades, quer por determinação legal quer por responsabilidade social das Empresas.

Destaca-se que durante o estado de calamidade o empregado e o empregador poderão celebrar acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, que terá preponderância sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição.

Novas Regras Trabalhistas previstas pela MP 927/2020

Assim, independente das Convenções e Acordos Coletivos, bem como da própria legislação trabalhista, os acordos individuais firmados têm prevalência para aplicação.

Alguns destaques da MP nº 927/2020:

Teletrabalho

O teletrabalho poderá ser adotado independente de aditivo ao contrato de trabalho, desde que observado o aviso com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico.

As questões referentes à aquisição dos equipamentos e despesas disso serão do empregador e estarão previstas em contrato escrito a ser firmado em até trinta dias, contado da data da mudança do regime de trabalho.

Férias Individuais

Quanto às férias individuais, o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de suas férias (inclusive referente a períodos futuros) com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico, com a indicação do período a ser gozado pelo empregado que deverá ter o período mínimo de 5 dias.

O valor referente à férias deverá ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias. Já o pagamento do adicional de um terço de férias, poderá, por opção do empregador, ser efetuado após sua concessão, até a data em que é devida a gratificação natalina (13º salário).

Observa-se que terão prioridade os trabalhadores do grupo de risco.

Na hipótese de dispensa do empregado, o empregador pagará, juntamente com o pagamento dos haveres rescisórios, os valores ainda não adimplidos relativos às férias.

Férias Coletivas

No que tange às férias coletivas, a principal novidade trazida pela Medida Provisória é que, além de a notificação aos empregados para concessão das férias coletivas poder se dar com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, fica dispensado da comunicação prévia ao órgão local do Ministério da Economia e a comunicação aos sindicatos representativos da categoria profissional, flexibilizando o que estava disposto na CLT.

Aproveitamento e Antecipação dos Feriados

Quanto ao aproveitamento e antecipação dos feriado, os empregadores poderão antecipar o gozo de feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais, desde que notifiquem por escrito ou por meio eletrônico, o conjunto de empregados beneficiados, com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, mediante indicação expressa dos feriados aproveitados.

Apenas com relação aos feriados religiosos, seu aproveitamento dependerá de concordância do empregado, mediante manifestação em acordo individual escrito.

Banco de Horas

O banco de horas para compensar a jornada poderá ser estabelecido por meio de acordo coletivo ou individual formal, para a compensação no prazo de até dezoito meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

A recuperação do período interrompido poderá ser feita mediante prorrogação de jornada em até duas horas, que não poderá exceder dez horas diárias.

Suspensão das exigências Administrativas em Segurança e Saúde no Trabalho

Durante o estado de calamidade pública, ficam suspensas as realizações dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais.

Todos esses exames deverão ser realizados no prazo de sessenta dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública, com exceção ao exame demissional, o qual poderá ser dispensado caso o exame médico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de cento e oitenta dias.

Os mandatos dos membros da CIPA poderão ser prorrogados até o encerramento do estado de calamidade pública.

FGTS

Em referência ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente. O pagamento será quitado em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020.

Por fim, cabe ressaltar, que estas regras trabalhistas constantes na MP n. 927/2020, podem ser imediatamente aplicadas, sendo que aquelas que já foram aplicadas no período de 30 dias antes da edição da MP n. 927/2020, e que não contrariarem o disposto nesta Medida Provisória, não serão consideradas irregulares ou ilegais.

Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí

e-mail: jurídico@sindilojasitajai.com.br